Correia banhada a óleo: saiba o que é e por que exige atenção redobrada
- Bia Maia
- 10 de jun.
- 2 min de leitura
Alguns motores da GM, principalmente os mais recentes, utilizam um sistema diferente do tradicional: a correia dentada funciona dentro do motor, imersa no óleo lubrificante.
Esse sistema tem várias vantagens, como menor ruído e atrito, mas exige um cuidado fundamental: usar o óleo correto e recomendado pela montadora.

O que pode dar errado?
Borra e pedaços de correia dentro do motor
Perda do sincronismo
Danos graves às válvulas e pistões
Um prejuízo que pode passar dos R$ 10 mil 💸
Mas por quê isso acontece?
A correia é feita de borracha com componentes sintéticos. Quando entra em contato com óleos inadequados, com aditivos errados ou formulação incompatível, ela perde elasticidade, se decompõe, racha ou derrete.
Esse problema já foi identificado em motores da linha Onix, Prisma, Spin, Cobalt, Tracker, entre outros com motor 1.0 ou 1.2 12V das famílias mais novas da GM.
Troque o óleo dentro do prazo, ou até antes, se rodar pouco ou em trechos curtos
Faça a troca em oficinas confiáveis e peça para verificarem o estado da correia, sempre que possível
✔️ Dica Trevilub
Aqui na Trevilub, a gente não arrisca: só trabalhamos com lubrificantes de alta qualidade e dentro das normas exigidas pelas montadoras, e claro, com as melhores marcas: Ipiranga e Texaco
Se você tem carro GM ou qualquer um que utilize correia banhada a óleo, exija que o seu mecânico utilize o óleo correto e faça a verificação em cada troca. Evite surpresas e preserve o motor do seu carro.
Yorumlar